terça-feira, 18 de setembro de 2012

Rabiscos em Photoshop (e não só)

Boas Pessoal

Desta vez venho mostrar-vos alguns dos meus rabiscos em photoshop, alguns realizados nas horas vagas ou simplesmente quando me dá uma vontadinha de criar algo, e estou ao pé do pc.
Muitos deles não tem uma finalidade, mas somente para me divertir ou claro para tentar evoluir um pouco. 
( Uma coisa importante é que nada do que desenho em photoshop foi criado a partir de tutoriais) 





"Alforrecas"
 Criadas para  colocar na minha capa do facebook, 
onde inicialmente não tinha nada definido para desenhar, 
e a ideia foi surgindo, tudo isto em 20 minutos.


"Cemitério"
 Foi criado não como o anterior mas
sem algum fim, somente por diversão e claro
para treinar um pouco.

Podem ver esta ilustração mais pormenorizada aqui:
http://rabiscosdodavid.blogspot.pt/2012/08/cemiterio-ilustracao-em-photoshop.html


"Perdido na Floresta"
 Uma ilustração que também sem base nem fim 
inicialmente previstos, foi realizada em cerca de 40 minutos. 


"Boa Sorte" 
Este ao contrário de alguns dos anteriores, foi criado 
com o propósito de dar força a uma amiga bastante especial.

"Quero Férias"
Este também foi criado com um propósito e tal como o primeiro 
este foi para a minha capa do facebook num momento em que 
o que mais precisava eram férias.   


"Pescador"
Serviu para fazer uns testes de desenho, tais como
mais pormenor e alguma textura mais detalhada
 que apesar de ter demorado ainda alguns
minutos me deu bastante prazer em fazer.


"King"
Ao contrario dos anteriores este foi o único rabisco
que foi realizada à mão e com tinta da china e pincel numa folha A3.
Onde me deu bastante prazer trabalhar e onde apesar do
grande tempo perdido consegui trabalhar com calma e pormenor.



E assim fica mais um post que desta vez foi preenchido na maioria com rabiscos digitais.
Espero que tenham gostado, e que tal como costumo dizer, por vezes não precisamos de muito tempo para criar algo, nem termos uma finalidade e nem mesmo um tema. 
Pois todos os rabiscos contam para a nossa evolução, e onde não devemos ter medo de poder errar.  

Muito Obrigado

Cumprimentos

David Silva



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fotografia (Primeiras captações com Canon 1100 D)

Boas Pessoal 
Hoje vou colocar aqui mais umas das minhas paixões, onde ainda sou amador e que é para mim um hobbie.
Tirar fotografias sempre foi uma paixão, o grande problema sempre foi o material  de trabalho, mas à cerca de 2 meses consegui investir numa Câmara Fotográfica, uma Canon 1100D.
E aqui estão algumas das primeiras fotos, espero que gostem.



Cliques Indefinidos:


Local: Porto.


Local: Lobios - Ourense.


Local: S. Bento, Gerês


Local: Praia de Mindelo - Vila do conde


Local: Póvoa de Varzim 


Local: Praia de Mindelo - Vila do conde



Retrato Experimental:


Local: Casa


Local: Casa



Local: Casa


Local: Casa



Cliques Paisagísticos:


Local: S. Bento, Gerês


Local: Póvoa de Varzim



Local: Póvoa de Varzim



Local: Praia de Mindelo - Vila do conde


Local: Praia de Mindelo - Vila do conde


Bom e aqui ficaram algumas das fotos já captadas por mim, todas elas tiradas estas férias, e apesar de não serem profissionais espero que gostem.
Nesta matéria ainda tenho bastante a aprender, por isso só vos tenho a dizer que tenham paixão no que fazem e dêem asas à vossa imaginação.

Muito Obrigado

Cumprimentos

David Silva


sábado, 25 de agosto de 2012

"Cemitério" (Ilustração em Photoshop)

Boas pessoal, desta vez tenho para vos mostrar uma ilustração feita à pouco tempo a trás no photoshop, inicialmente sem tema nem algum fim, decidi então, partilhar convosco o meu método de trabalho, espero que gostem, vos ajude e vos motive para criar mais.


Esta é a ilustração finalizada, vejam então a baixo como foi realizada.



Aqui temos um esboço da personagem principal, que 
foi realizada enquanto esperava que um jogo fosse instalado
no meu pc.
Desenhado com uma mesa digital, tal como tudo o resto.

De seguida comecei com a pintura, dando-lhe uma base de cor 
e de seguida algumas sombras e brilhos, sempre com o mesmo
brush (pincel) mas algo muito rápido e simples como podem ver.
E neste dia parei um pouco por aqui.

No dia seguinte queria construir um cenário enquadrado com 
a personagem mas não tinha a certeza de como a realizar e depois
de várias tentativas escolhi colocá-lo no meio de arbustos, no cemitério e 
ao pé de uma cidade (mas só o esboço, sofrendo algumas vezes pequenas 
alterações que me pareciam essenciais, e mais alguns pormenores).
Foi então que passei para a parte da cor, e tal como anteriormente
colori a parte do cenário que já tinha desenhar. 
Com cores base, tendo em conta as distâncias (sendo que o que está
mais perto tem tons mais claros), e de seguida passei para as 
sombras e brilhos.

E para finalizar a primeira parte do cenário aqui está o céu, que 
de acordo com a ilustração decidi colocar de noite, tendo um ar mais
maléfico e sombrio.

Mas tudo isto ainda me parecia muito vazio e faltava alguma coisa
com mais nexo, então decidi criar uma nova pequena personagem,
uma espécie de anões que habitam por aquelas paragens, e que 
observava com muito medo o grande homem a roubar uma das campas.
Juntamente com um pequeno insecto junto ao pé do personagem principal 
para vermos de certo modo o tamanho dos dois personagens em comparação 
com este.

Apesar de já ter colocado um, achava que ainda estava bastante simples
então decidi colocar ainda mais anões, copiando-os e mudando só alguns 
pormenores tais como a cor dos trajes e o cabelo, distribuindo-os assim pelo
cenário atrás do arbusto principal.

Para dar um toque mais sombrio e juntamente com a noite, 
só fazia falta um pouco de nevoeiro, apesar de não muito, 
para não perdemos a legibilidade das personagens mais pequenas.


No Final bastou colocar a assinatura e aqui está o resultado Final.


E assim, aqui ficou mais um dos meus rabiscos no photoshop onde espero que tenham gostado e que vos tenha ajudado em algo.
Por vezes não precisamos de ter algo definido para criar, temos sim que deixar a imaginação livre e criar cada vez mais à medida que desenhamos. 
Apesar de que o melhor método é, sem duvida, termos tudo pensado, pois assim não nos perdemos na criação; mas isso é somente para um trabalho final, quando queremos apenas experimentar algo penso que este seria o melhor método, não temos nenhum fim, mas estimulando a criatividade.  

Espero mais uma vez que tenham gostado e que vos tenha ajudado em algo.

Muito Obrigado

David Silva

terça-feira, 10 de julho de 2012

Mais Personagens Simples a Caneta

Boas Pessoal 

Aqui vai mais um post com personagens simples como o anterior, desta vez alguns foram criados em mais uma viagem de Portalegre até Lisboa e outros durante um dos jogos de Portugal contra Alemanha, Espero que gostem.



Portalegre - Lisboa



Desenhado no caminho de Portalegre para Lisboa,
Um homem encostado a um muro. 


Aqui mais uma vez a caminho de Lisboa,
Personagem a jogar ténis. 


Um personagem simples e rápido, a correr.


Mais uma personagem simples e com um nariz engraçado. 


Cabelos ao vento.


Mais uma vez ao vento.


Homem simples e espantado.


Mais uma personagem bastante simples.


Este é uma dos mais simples, como vêem não é necessário desenhar muito 
pormenor, o que importa é a expressão de cada personagem.





Jogo de Portugal vs Alemanha 





Aqui uma coisa muito básica do Ronaldo,
apesar de não ser muito parecido.


Aqui somente duas personagens a jogar, 
Um Guarda-Redes e uma Avançado.


Mais um Guarda-Redes.


Um defesa desta vez.


Mais um jogador avançado.


E aqui um jogador que acho que dava uma boa personagem, 
Mesut Ozil.



E assim aqui ficam mais algumas personagens simples e que desenhei em momentos para passar o tempo ou simplesmente desenhava de vez em quando quando não estava atento ao jogo. 

Como vêem todos os momentos são bons para desenhar, nem que sejam uns rabiscos. 

Espero que gostem e que aproveitem para andar sempre com um caderno na mão ou na mochila, e mesmo que não dê jeito andar com um caderno, andem pelo menos sempre com algumas canetas, nunca sabemos quando vamos ter inspiração. 

Espero que tenham gostado

Muito Obrigado

Cumprimentos

David Silva 

sábado, 7 de julho de 2012

Personagens Simples a Caneta

Boas pessoal

Aqui estão mais algumas personagens bastante simples todas elaboradas a caneta vermelha ou preta.
Tinha uma caneta vermelha fina cá em casa e gostei do traço então decidi criar todos estes personagens que são bastante simples, e depois algumas a caneta preta, espero que gostem.


Aqui temos uma senhora muito simples mas que 
até gostei do resultado, e com as flores do vestido deu-lhe 
um toque mais feminino.


Um velho senhor que anda nas ruas com pressa.


Um velho feirante que regateia com alguem.


Aqui temos um desportista,
quem sabe um Professor de Desporto.


Um Homem a comer.


Um Homem sensual. 


Homem olhando para uma fogueira que
acabou de acender sem querer depois de atirar um cigarro.


Homem indo para o trabalho.


Espantado com alguma coisa.


Happy Mouse 


Um frade com capote.


Homem indo para o trabalho mas olhando para os 
sapatos depois de pisar alguma coisa.


E aqui ficaram algumas das personagens que fiz recentemente e que são bastante simples, podem ver que as vezes não precisamos de fazer muitos rabiscos ou perder muito tempo para criar alguma personagem ou alguma coisa.

As vezes basta ter uma caneta no bolso e um papel para enquanto tomamos café desenhar assim algo simples, experimentem. 
Espero que isto vos ajude em algo e que vos faça ter vontade de criar sempre mais. 

Muito Obrigado

Cumprimentos

David Silva